quinta-feira, 19 de maio de 2011

Atividade 2.3 / 2.4 - Conceituando Hipertexto


Objetivo:
EAtividade 2.3 - Conceituando hipertexto individualmente: Primeiramente elabore, com suas próprias
palavras, uma conceituação sobre hipertexto, utilizando o que leu até agora. A proposta é criar um texto
curto, de, no máximo, uma página, com uma colagem de colaborações retiradas do que você leu e,
também, adicionar algum comentário ou intervenção sua. Tente imaginar alguma forma em que os
hipertextos podem ser incorporados à sua prática profissional, inclua ao final do documento. Será
que você já vislumbra alguma possibilidade de exploração dos hipertextos como suporte para provocar
a aprendizagem? Atividade 2.4 - Conceituando hipertexto coletivamente: depois de postar o seu conceito,
comente a postagem de pelo menos um colega. Lembre-se de voltar ao seu conceito e se achar cabível,
amplie ou replique os comentários, ou modifique alguma coisa em seu texto original. Aproveite os
comentários de seus colegas para tornar seu (hiper) documento ainda melhor.

O HIPERTEXTO são considerações feitas sobre o assunto elencadas em fragmentos formada por 
conexões que interligam em uma teia de informações seguindo uma sequência de textos, e tem por 
objetivo oferecer ao leitor, oportunidade de navegar por diferentes considerações dentro do assunto.
O hipertexto é um texto com conexões. Não é uma idéia nova. Cada vez que se escreve e se acrescenta 
referencias, notas de rodapé, índice, implica que o leitor não precisa fazer leitura linear, podendo seguir o 
que mais gosta.
O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de 
escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade
havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.
Acrescentei este parágrafo em minha citação porque não sabia que o hipertexto já existia a tanto tempo.

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