segunda-feira, 16 de maio de 2011

Planejando uma atividade com hipertexto


Atividade 2.6                       Escola Municipal Wulfida Marcolini

Tema : Planejando atividade com o hipertexto

 Título :Trabalhando com contos clássicos

Apresentação:

             Os objetivos desta ação pedagógica é despertar no professor o comportamento leitor,   sem o  qual não conseguirá formar o aluno para ser leitor e produtor de seus próprios textos. Conhecedores de que a literatura é uma arte e que nem todos, possuem o talento para isso , devemos no entanto, oferecer ao aluno todas a possibilidades para ser autor, revisor e avaliador de suas produções com fins artísticos ou não.

Palavras chaves: Literatura- comportamento leitor- estudo-

Autores:
Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos
Maria Antonia Marques Coelho de Oliveira
Ilma Reis Duarte Fernandes
Carla Moreira dos Santos


Coautores:
Professores de 1º ao 5º ano na Escola Municipal Wulfida Marcolini

Componente Curricular
Língua Portuguesa: Leitura e Escrita
História: textos literários, Linha do Tempo, Principais evoluções  e costumes da humanidade.
Geografia: Localização de diferentes lugares no globo

Dados da Aula:

Adaptações aos diferentes níveis de aprendizagem
Leitura em voz alta pelo professor,
Leitura com ajuste pelo aluno, uso das diferentes estratégias de leitura
dramatização, reconto oral e escrito, ilustrações, e produção de textos..

Dados específicos das atividades

. Conhecer a origem e  as justificativas dos principais Contos Clássicos
. Oferta de diferentes gêneros textuais;
.Oportunidade de interagir com os  textos, sem uma interpretação única. Conversa informal.
. Dramatização das interpretações da leitura.

Duração das atividades

Um mês podendo ser estendido





Estratégias  e descrição das atividades

.Fazer postagens no blog, para que o professor que não frequenta o Módulo II, tenha acesso as atividades.

Orientação como contribuir no blog
Apresentação dos objetivos das atividades e do material a ser utilizado.
Antecipação das leituras:
Levantamento de  conhecimentos prévios sobre os contextos que acontecem as histórias.
Conversa informal sobre as leituras.

Avaliação
Avaliar a participação dos professores na aprendizagem através de mudanças na sua prática pedagógica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário