quarta-feira, 18 de maio de 2011

Webquest - Projetos de aprendizagem


Objetivo:
Depois de pesquisar em sua escola recursos que proporcionaram a
prendizagem significativa dos alunos utilizando a abordagem de projetos
de aprendizagem, poste aqui uma síntese observando os seguintes itens:
1- Benefícios pedagógicos da Proposta para a aprendizagem.
2- Possibilidades de uso das tecnologias durante a realização da proposta
(quais tecnologias foram usadas? Propiciaram a autoria?)
3- Quais as atribuições do professor?
4- Quais as atribuições dos alunos?
Lembre-se que você precisa convencer a "Ana" de que esta metodologia
é a que melhor integra tecnologia e currículo.

JORNAL DO AMANHÃ

A professora do Laboratório de Informática, tendo em vista a grande importância do tema “Meio Ambiente”, da conscientização, da preservação, da formação de novos hábitos e atitudes para cidadãos do futuro, juntamente com os alunos dos 5º anos e as professoras regentes da turma, da Escola Wulfida Marcolini, desenvolveram o projeto “Jornal do Amanhã” , os alunos utilizaram o Laboratório de Informática para informar ao público alvo situações, acontecimentos, curiosidades e a importância da preservação.
A intenção é que esta proposta traga para o pedagógico, o despertar do desejo de preservar o meio ambiente, formar o pensamento crítico e criativo e ampliação do conhecimento, desenvolver os estilos da redação descritiva, narrativa e persuasiva, buscar informações, sobre os ecossistemas em extinção. A duração do projeto é de aproximadamente 08 (horas) aulas.
Após trabalhar o tema com as turmas do 5º ano foi feita uma divisão em 03 (três) equipes: - Pesquisa – Redação - Layout
A equipe da pesquisa faz as pesquisas na Internet, retirando informações, sobre a nossa fauna e flora.
A equipe da redação analisa todas as informações retiradas pela equipe de pesquisa e digita no processador de texto (BrOffice Writer).
A equipe de layout, abre um novo documento no BrOffice.Org, formata a pesquisa produzindo um Texto Publicitário (Jornal), onde trabalha com as figuras retiradas na Internet, e fazem a configuração dos textos, dando mais vida no jornal.
O tema, as pesquisas, fotos, o trabalho desenvolvido foi postado no Blog da escola, para que os alunos das outras turmas, fizessem comentários. Depois os alunos distribuíram o jornal para todos da escola e também para a comunidade.
O desenvolvimento do projeto teve a participação constante da professora da turma que trabalhou o tema em sala, de todos os alunos e também da Coordenadora do Laboratório de Informática, que possibilitou o uso das tecnologias para criar um jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário