quarta-feira, 8 de junho de 2011

Atividade 2.7- C - AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA

Os alunos aceitaram bem a proposta da atividade, pois já estavam acostumados a comparar diferentes versões durante as aulas de leitura. Ficaram mais animados por utilizarem os recursos da informática, pois uniram duas atividades prazerosas, nas quais expressam livremente suas opiniões sem o receio de estarem ou não de acordo com respostas pré – estabelecidas.
Os agrupamentos mais apropriados, para o trabalho com o micro, mesmo quando houver possibilidades de uma máquina por aluno, deveriam continuar sendo realizadas em duplas, no máximo trios, o que proporciona também o aspecto solidário, diminuindo o egocentrismo, quando se revezam para as tarefas mais agradáveis,. Mas, é claro depende dos objetivos que se queira atingir.
Achamos que a .atividade transcorreu de maneira satisfatória e percebemos que a interatividade é uma ótima maneira de aprender, isso ocorre em qualquer idade. Sempre necessitamos de um referencial, seja para confirmar ou para confrontar o que julgamos saber.
Essa atividade pode ser adaptada para qualquer ano ou série, disciplinas e para diferentes contextos, pois ela requer análise, comparação, crítica e opinião. Por exemplo: Envolvendo o mesmo tema e assunto, pode-se analisar noticias em diferentes fontes; um texto informativo com um poema e texto literário. Exemplo: A metamorfose das Borboletas ( informativo) As Borboletas ( poema ) e O Caso da Borboleta Atíria,( literário). Em História, analisar os mesmos fatos em diferentes sites, livros didáticos e confrontá-los.
A atividade observada, além de integrar conteúdos de geografia, Ciências ( meio rural, tipos de trabalho, transformação e produção de alimentos, crescimento das plantas, evolução das técnicas de cultivo, etc) proporcionou também uma análise ética, quando a atitude da Galinha ao final da história. Na primeira versão, ela age com retaliação e vingança, na outra, há fatos que modificam o comportamento de todas as personagens.
A sequência didática programada ainda não terminou, durante o desenvolvimento vão surgindo novas ideias sugeridas pelos próprios alunos e modificando positivamente o planejamento inicial.
Quanto a ficha de acompanhamento a ser preenchida durante a atividade, achamos que é um excelente recurso de reflexão e aprendizagem. No aspecto literário, o objetivo primeiro dessas atividades desenvolvidas na escola, que é levar o aluno não só a desenvolver o gosto pela literatura, mas também o comportamento leitor, há que se tomar os devidos cuidados na elaboração dessas fichas e na maneira que serão conduzidas as atividades para que não se tenha resultados contrários ao objetivo.
Conhecemos os aspectos negativos que as famosas “fichas de leitura”, que no Ensino Médio, éramos obrigadas a preencher, depois da imposição para ler alguma obra clássica, brasileira ou portuguesa. A condução da atividade ofuscava toda a beleza da obra, provocando em muitos alunos, verdadeira aversão à literatura.

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