segunda-feira, 25 de julho de 2011

ATIVIDADE 4.3 : LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO: A DISTÂNCIA, EM GRUPOS, DE REFLEXÃO

TEXTO 1: MIDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: MAPEAMENTO CRÍTICO DOS TRABALHOS REALIZADOS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE FLORIANÓPOLIS
Pereira, Silvio da Costa – UFSC
O texto de Silvio da Costa, fala como as tecnologias de informação e comunicação mudou as nossas vidas, e que devemos nos apropriar destas mídias de forma crítica e criativa. Os nossos alunos nasceram no meio desta explosão de uso das mídias, e estão em contraste com muitas professoras atuais que nasceram em um mundo sem muitas destas, os profissionais da Educação, gestores e professores, não estão tendo formação suficiente ou adequada que promova e estimule usos críticos e criativos das tecnologias disponíveis nas Escolas, as professoras ainda não se deram conta, ou não sabem como fazê-lo, de que podem ser mediadoras desses usos. A pesquisa de Silvio da Costa, realizada nas Escolas de Ensino Fundamental de Florianópolis, mas servindo como referência para todas as Escolas, principalmente as escolas do meu município, onde também estamos passando por um caminho em construção, que quer ultrapassar o simples uso para chegar a um uso reflexivo e também expressivo. E para que isso aconteça, a Secretaria de Educação de nossa cidade, vem oferecendo cursos de formação e capacitação para os professores da rede municipal, e um destes é , Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, onde aprendi muito sobre como usar de forma criativa as tecnologias de nossa escola.

TEXTO 2: MÍDIA, ESCOLA E LEITURA CRÍTICA DO MUNDO
Graça Caldas
“ Sei tudo e não compreendo nada”.
O texto de fala sobre o baixíssimo nível de compreensão, interpretação e reflexão dos alunos de hoje. O nosso país tem um baixo índice de leitura, e um dos importantes papeis da escola é a formação de leitores, é levar os alunos a fazer a leitura crítica da mídia, ao entendimento de que a linguagem utilizada pela mídia encerra múltiplas interpretações, é necessário levá-los a reconhecer que para ler o mundo a partir dos olhares dos outros, é fundamental que aprendam a ler o mundo em que vivem, por meio da construção do conhecimento, e assim, transformar o educando em sujeito de sua própria história, ou seja, ensinar os alunos a pensarem, refletirem sobre os conteúdos noticiosos, desenvolverem formas autônomas de pensar o mundo. Pois, o simples acesso a informação em seus múltiplos formatos e vozes não é suficiente para a interpretação do mundo. Utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo. É essencial que o exercício cotidiano no uso da mídia na sala de aula não se limite à leitura de jornais, revistas ou veículos eletrônicos. A aquisição do pensamento crítico é resultado da inserção e percepção direta do aluno como agente mobilizador na sua realidade.

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